Origem das Orquídeas

Orquídeas-940x500. Cuiaba

As flores das orquídeas são de origem tropical, pertencente à família Orchidaceae.

Elas tem flores estreitas e alongadas caracterizadas por suas folhas. São hermafroditas e tem três sépalas, duas pétalas e lábio, que é a principal área de insetos ou pássaros polinizadores. São muitos diferentes em tamanho, forma e estrutura, por isso são facilmente distinguidas por suas características.

É uma flor nativa da Grécia, cerca de 375 a.C. São muito populares desde os tempos antigos, tendo citações em livros chineses, onde o cultivo dessa flor aparecem. A primeira orquídea a aparecer na Europa (início do século XVIII), foi um grande interesse da classe alta para a compra e cultivo dessas espécies.

Devido ao alto consumo de orquídeas, os agricultores saquearam florestas e colocaram essas espécies com ameaças de extinção. No entanto, durante o século XX, estas culturas desapareceram.

Principais tipos e espécies de orquídeas

Epífitas: Originam nos trópicos, cobrindo mais de 90% de todas as espécies. As raízes são fixadas às árvores e não precisam de muita água, por absorverem do ar. Suas flores podem ser solitárias ou em grupos. Os gêneros mais representativos são: Cattleya, Cymbidium, Dendrobium, Miltonia, Oncidium, Phalaenopsis, Odontoglossum e Vanda.

Terrestres: São mais comuns em climas frios e estão enraizados na terra, a partir do qual se alimentam. Desenvolvem tubérculos que são causados pela ligação de várias raízes que servem como proteção contra geadas. Seus principais gêneros são: Chloraea, Cyclopogon e Cranichis.

Alpinistas: Encontradas em lugares altos, suas raízes são aéreas e deixam suas hastes subirem até os galhos mais altos. Também hipófitas porque desenvolvem em água.

Texto enviado por uma floricultura de Cuiabá


Published in: on 17/06/2014 at 11:40  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://universodasflores.wordpress.com/2014/06/17/origem-das-orquideas/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário